domingo, 24 de março de 2013

2º Mês

Hoje a nossa baixinha completou 2 meses de nascida.

Para os bebês prematuros existem duas idades, pelo menos até os 6 meses: a idade cronológica e a idade corrigida. No caso da Alice, a idade cronológica é 2 meses, mas a idade corrigida é 1 mês, ou seja, embora ela tenha nascido há 2 meses, em termos de desenvolvimento ela se compara a um bebê de 1 mês.

Depois dos 6 meses, os bebês prematuros costumam compensar as diferenças. Alguns dizem que eles dão alguns saltos no desenvolvimento (físico e cognitivo) e por isso não são bebês que se pode seguir o desenvolvimento através de livro-texto. Algumas coisas se adiantam e outras, nem tanto.

Ontem eu peguei duas fotos dela pra olhar junto. Não sei se você que nos segue por aqui, já teve a curiosidade de fazer isso....



Eu vi as fotos e fiquei logo com um nó na garganta.

Como ela era tão pequenininha, tão frágil.... Olhando agora, me pego pensando como tivemos tanta coragem pra trazer este bebê pra casa e cuidar dele, como se cuida de respirar.

Hoje vejo as fotos mais recentes da nossa baixinha e penso alegremente que, na nossa inocência e responsabilidade de "pais prematuros", temos feito um bom trabalho. Sim, porque também fomos pais antes da hora e talvez isso igualmente nos tenha levado a dar alguns saltos na construção desta maravilhosa relação pais-filho.

Estou orgulhosa da gente, devo admitir...

Cada dia que passa, novas dobrinhas aparecem e também sobra menos espaço entre o que ela nos diz e o que entendemos dela. Ela se alimenta da gente e nós levantamos todos os dias com uma fome curiosa por saber o que de novo ela vai demandar da gente.

Parabéns, Baixinha! =]]

4 comentários:

  1. Parabéns Alice, pois tem sido guerreira na sua luta. Sabemos que abrir caminhos por aqui não é nada fácil. Suportar as cólicas, se comunicar sem o uso da palavra, aprender a usar a expressão corporal, sem nem sequer saber se trará as respostas necessárias. Enfim...parabéns meu amor, dois meses de vida para você, tem um siginificado muito maior.
    E parabéns também aos papais, que por sua dedicação, responsabilidade e amor, têm conseguido ser o seu suporte, sua retaguarda, lhe proporcionando as condições ideiais ao seu desenvolvimento.
    Você é muito amada por eles, e também por todos nós.
    Vovó Irani e Vovô Pereira

    ResponderExcluir
  2. É pra ter muito orgulho, mesmo!
    E as fotos são o retrato fiel de como o tempo nos ensina.
    Alice está linda, e a família, cada vez mais completa!
    Que Deus os abençoe, sempre!

    Um beijão

    ResponderExcluir
  3. Ana, fiquei apaixonada pela a pequena Alice! Que docura!
    Vou confessar que entrei na internet para ler noticias,mas quando recebi o endereço do blog, desisti! Acho que fiquei uma hora, só passeando e babando nas fotos da Alice... O blog está lindo tbm. Muito obrigada por ter proporcionado esse momento tao relaxante na minha noite de segunda.
    Fiquem com Deus!
    Vc está linda de mamãe.
    Boa noite para vcs e um bem especial para a Alice. bjs
    Silvia Marzochi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, Querida!! Obrigada pelo carinho e qdo puder, venha conhecer a Alice pessoalmente!
      Um bj enorme!

      Excluir