domingo, 31 de março de 2013

Feliz Páscoa

Olha que lindo ficou o enfeite de cabeça que a tia Roberta fez pra Alice:









E a prima Camila também ganhou um par de orelhinhas pra poder brincar junto com a Alice! 

Olha as duas se divertindo na casa da vovó Té!







A primeira visita à casa da vovó Té foi marcada por muitos paparicos e mimos, dos pais, tios e avós corujas!!








Tio Carlão


Tia Edazina e Tia Tide


E o sono da minha coelhinha, hein? Ai, Meu Deus!!!



Como é tão mais feliz uma casa com crianças. E como é tão divertido, alegre e inspirador ver duas crianças crescendo e se desenvolvendo juntas.

Como diria Guimarães Rosa: 
"Felicidade se acha é em horinhas de descuido"

Feliz Páscoa!

Dia dos Amigos

Ontem recebemos duas visitas especiais.

Minha amiga Camila, que eu não via há 8 anos, voltou para o Brasil e veio nos visitar.

Ela continua a mesma amiga querida. Uma prova de que o tempo passa, leva e traz as pessoas, mas não deixamos de "(re)conhecê-las", mesmo depois de tanto tempo. Algumas pessoas de fato são para sempre e significarão o mesmo tanto pra gente. 

Ai, Tia Camila, empresta estes olhos pra mim!!!


No mesmo dia, à noite, recebemos nossos queridos amigos, Rodrigo (leia-se Uwe) e Roberta (leia-se Roberts - a que se parece comigo mais do que minha própria irmã!). Que saudade de estar com eles.

Ficou faltando uma foto com o tio Uwe, mas não vai faltar oportunidade para registrar o encontro dele e da Alice!



Abusei das habilidades manuais da Roberta e pedi pra ela fazer umas orelhinhas de coelho pra Alice usar no domingo de Páscoa. Veja na próxima publicação! =]]





sexta-feira, 29 de março de 2013

Minha Vó Judia

Hoje quem nos visitou foi a Renata Bendit, uma grande amiga, uma alma querida que encontrei no ambiente profissional e que fiz questão de trazer pra minha vida pessoal.

Depois de algum tempo trabalhando bem de perto com a Renata, acabei adotando-a como minha "mãe judia". Bom, só quem tem uma mãe judia sabe o que é ter uma! =]] E eu tenho o prazer de ter uma.

Por isso e por todo o carinho dispensado a nossa pequena, tomo a liberdade de dizer (e com todo prazer) que a Alice já tem uma avó judia!





E ontem foi o dia que escolhemos para vaciná-la. 

Como bem disse nossa amiga Mari Bei: "Nós sofremos mais que eles...". E é bem verdade! Saímos traumatizados, com os olhos mareados, morrendo de dó da baixinha, mas no fim, depois de duas picadas e gotinhas na boca, ela estava bem, sem grande estresse.

Vejamos como ela (e a gente!!) vai reagir na próxima, agora que ela já sabe o que é e como dói... Ô, dó!! ;c)


terça-feira, 26 de março de 2013

Winnicott








"Todo aquele que cuida de uma criança deve conhecê-la e trabalhar com base em uma relação viva e pessoal com o objeto de seus cuidados, e não aplicar de forma mecânica um conhecimento teórico. Basta estarmos sempre presentes, e sermos coerentemente iguais a nós mesmos, para proporcionarmos uma estabilidade que não é rígida, mas viva e humana, com a qual o bebê já pode sentir-se seguro. É em relação a isso que o bebê cresce."

- Donald W. Winnicott -

domingo, 24 de março de 2013

2º Mês

Hoje a nossa baixinha completou 2 meses de nascida.

Para os bebês prematuros existem duas idades, pelo menos até os 6 meses: a idade cronológica e a idade corrigida. No caso da Alice, a idade cronológica é 2 meses, mas a idade corrigida é 1 mês, ou seja, embora ela tenha nascido há 2 meses, em termos de desenvolvimento ela se compara a um bebê de 1 mês.

Depois dos 6 meses, os bebês prematuros costumam compensar as diferenças. Alguns dizem que eles dão alguns saltos no desenvolvimento (físico e cognitivo) e por isso não são bebês que se pode seguir o desenvolvimento através de livro-texto. Algumas coisas se adiantam e outras, nem tanto.

Ontem eu peguei duas fotos dela pra olhar junto. Não sei se você que nos segue por aqui, já teve a curiosidade de fazer isso....



Eu vi as fotos e fiquei logo com um nó na garganta.

Como ela era tão pequenininha, tão frágil.... Olhando agora, me pego pensando como tivemos tanta coragem pra trazer este bebê pra casa e cuidar dele, como se cuida de respirar.

Hoje vejo as fotos mais recentes da nossa baixinha e penso alegremente que, na nossa inocência e responsabilidade de "pais prematuros", temos feito um bom trabalho. Sim, porque também fomos pais antes da hora e talvez isso igualmente nos tenha levado a dar alguns saltos na construção desta maravilhosa relação pais-filho.

Estou orgulhosa da gente, devo admitir...

Cada dia que passa, novas dobrinhas aparecem e também sobra menos espaço entre o que ela nos diz e o que entendemos dela. Ela se alimenta da gente e nós levantamos todos os dias com uma fome curiosa por saber o que de novo ela vai demandar da gente.

Parabéns, Baixinha! =]]

quinta-feira, 21 de março de 2013

Brincar é Bom!

E a brincadeira de ontem à noite foi na cama do papai e da mamãe.

E o pai e a mãe se divertiam ao vê-la levantar a cabeça e rolar pela cama!!

Que brincadeira mais divertida!!!








Papai cansa rápido, mas você não, né filha?! rsrsrs



quarta-feira, 20 de março de 2013

Mumultiuso

Sugar não serve apenas para alimentar, também dá prazer e acalma. Os bebês sabem bem disso e acho que esta é uma das tantas coisas que nos fazem ser menos bicho e mais gente.

Não é à toa que chupeta em inglês se diz pacifier. Muitas vezes ajuda mesmo a trazer uma paz (momentânea, mas ajuda...).

Não existe consenso médico, literário ou público sobre o ato de usar ou não a chupeta. Depois de ler, conversar e refletir, chegamos à conclusão de que vale mesmo é o bom senso e uma boa dose de paciência, pra não fazer da chupeta um calador de voz do bebê (horrível isso, mas acontece!).

O nosso bom senso nos permitiu fazer uso da chupeta, que tem nos ajudado bastante nos treinos de "pegar no sono" que estamos fazendo com a Alice. O problema, às vezes, é que ela dorme, a chupeta cai, ela chora e somos então convidados a recomeçar todo o ciclo de aprendizado, com a maior paciência do universo.

Depois de uma semana nessa toada (com alguma evolução, ressalto), o cansaço me levou à criatividade.

Pedi uma mãozinha, ou melhor, uma patinha pra Mumu. Ahhh, já que ela fica por ali, não custa nada dar uma ajudinha e segurar a chupeta, né?



Vai ser muita sacanagem se a Alice não escolher a Mumu pra ser seu objeto de transição, não vai? Essa vaquinha tem sido realmente multiuso aqui em casa!! =]


Neném que dorme bem deixa os pais alegres. Olha só:






segunda-feira, 18 de março de 2013

Tio Henry

Hoje quem veio visitar a nossa pequena foi o tio Henry.

Que alegria, né filha?


E aproveito para compartilhar o vídeo que o tio Henry nos mostrou hoje e que ilustra muito bem as dificuldades que enfrentamos ao ensinar nossos pequenos rebentos a dormir....

A gente nunca imagina que um dia, ao ter um filho, teremos que ensiná-lo a dormir... Algo que nos parece automático e que fazemos tão bem depois de adultos... hehehe


Volte sempre que puder, titio!! Você sempre traz muitas alegrias!! =]

domingo, 17 de março de 2013

Dia do Papai

Ontem o papai resolveu reunir as famílias para um churrasco animado, em comemoração ao seu aniversário que está chegando.


Com mais pessoas em casa, eu descobri que ela pede mesmo é o colo e o jeito é aproveitar a abundância de babás disponíveis (tias, tio e avós) pra conseguir, pelo menos, comer o churrasco preparado pelo maridão.







Quem veio pra alegrar a casa foi nossa sobrinha Camila. Uma delicinha de pessoa.


Ai, gente! Eu não aguento o jeito que ela chupa estes dedinhos! Que vontade de morder!!!




Não vejo a hora de escutar ela e a Alice conversando. Imagina a tricotagem das duas!! =]

sexta-feira, 15 de março de 2013

Do Interior

Ontem o vovô Alcides e a vovó Irani encurtaram a distância para estar com sua primeira netinha e segurá-la no colo pela primeira vez.

Segundo o vovô "A realização de um sonho..."

Quanto mimo, hein Alice? =]




quinta-feira, 14 de março de 2013

3.315!!!

Hoje nossa pequena voltou ao pediatra, para acompanhamento.

Muita expectativa, afinal há um mês estávamos sem muita noção do ganho de peso e crescimento dela.

Eu, por conta própria e com base nos livros que tenho aqui em casa, fiz alguns ajustes na rotina de amamentação e também cheguei ao consultório preparada para levar uma eventual bronca, caso algo não estivesse bem.

Na verdade, o que eu aprendo todos os dias é que não existe regra para cuidar dos filhos e que nem tudo que funciona para outros bebês funciona para o nosso. Simplesmente porque cada criança é única e a relação que ela cria com a gente também é. Por isso, o que vale mesmo é investir nessa relação e ler, ler, ler muito, porque os livros trazem diferentes experiências e pontos de vista que você elabora e transfere esta relação em doses homeopáticas, na medida em que o viver esta nova vida passa a fazer sentido pra você e seu bebê.

Mas, sempre fica um medinho de ter deixado passar algo importante.... E nestas também estou aprendendo que a "natureza cuida de colocar as coisas no lugar". Como o patinho que nasce, reconhece sua mãe e passa a segui-la, nossos bebês também se mantêm conectados a nós e mais que isso, confiam na gente. Basta reparar a maneira impressionante como "se largam" em nossos braços para serem cuidados.

Mas, enfim... Voltando ao pediatra, tivemos confirmações muito boas!!! Dignas de comemoração.

Ela conseguiu checar ao peso de 3.315Kg e está medindo 51cm!!!! Não é que ela já está perdendo as roupinhas de bebê prematuro?

Agora ela já passa a mamar cerca de 100mL. E pensar que ela saiu da maternidade mamando 45mL.....

Agora, as mamadas podem seguir em caráter mais livre e não levei bronca pelas mudanças que fiz por conta própria na rotina das mamadas. Está tudo certo!!! Ufa!!

Está tudo tão certo que já podemos, inclusive, furar as orelhas dela pra colocar os brincos lindos que ela ganhou da Dany!

Ai, vai ficar um charme só!!

A nossa próxima investida com ela será ensiná-la a pegar no sono e no lugar certo (no berço) e com isso estabelecer uma rotina. Vamos lá! =]

Puxa... Nossa baixinha está mesmo virando uma pessoinha de verdade! Que demais!

Genuinamente única em suas necessidades e interações.

segunda-feira, 11 de março de 2013

O Nono

Ontem, finalmente o vovô Anézio (o Nono) veio visitar nossa princesa.









Eu acho que ele ficou feliz! E você? (hehehe) ;c))












sábado, 9 de março de 2013

Sessão Newborn (by Amanda Aguiar)

Hoje nossa amiga Amanda esteve aqui em casa para fazer o primeiro "ensaio fotográfico" da Alice (hehehe).

E que trabalho a Amanda teve, coitada....

A Alice não dormia por nada nesse mundo e o sono, quando veio, foi perturbado pela cólica.

Depois de umas 4 horas ela resolveu dormir e a Amanda finalmente conseguiu fazer algumas fotos.

Ufa!!! 

Segue uma prévia dos bastidores:





Estou curiosa pelo resultado!!

Deixa ela bem chique, viu tia Amanda? Tipo a Gisele Bündchen!! =]

quarta-feira, 6 de março de 2013

O Primeiro Tutu

Esta é a enfermeira Karla, do Programa Boa Hora, da Omint


Ela tem nos acompanhado desde a gestação e ontem esteve aqui para conhecer a Alice.

Ela ficou muito contente com a evolução da nossa pequena. Ganhamos um monte de parabéns pela dedicação e pelos cuidados com a nossa pequerrucha que, aos poucos, como diz minha amiga Dany, vai ficando mais com cara de "pessoinha" do que de recém-nascido.

Ela saiu muito contente da visita e nós ficamos contentes com isso! =]


Quem também veio nos visitar e trazer muita alegria e risadas foi a Márcia Saraiva. 

A Márcia foi múltipla. Veio representando muitas pessoas: a Fernanda Arena; a Xis; a Cele e a Helô.


Olha como ela ficou bem na foto!!



Ela, a Cele e a Helô presentearam a Alice com seu primeiro "tutu". Ai, gente... Fala sério!! Que coisa mais fofa!!





Xis, fica tranquila que ainda vai um tempinho até a Alice caber na roupinha linda que vc deu (hehehe)




E depois... Uma sonequinha, né Filha? Porque ninguém é de ferro! =]